História do judô (jujutsu- kodokan)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTiSA9m4Q8GnJQ2vioZxyG83sv6dnPSXHwIGORH2PhSOOeBiHEdZwhttp://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTvW_JJZDY0qylRZwXcTY-LyXzliBnfHzAXYl_ru1cgbSqPWmLw0Q
Muitas pessoas estão, sem dúvida, familiarizadas com os termos jujutsu e Judô, mas quantos conseguem fazer distinção clara entre eles”? Aqui, explicarei os dois termos e por que o Judô veio ocupar o lugar do jujutsu. As artes marciais foram praticadas no Japão durante o período feudal: como a lança, arco e flecha, esgrima e muitas outras. O jujutsu era uma delas, também, chamado Taijutsu e Yawara. Era um sistema de ataques que envolvia projeções, pancadas, cuteladas perfurantes e lacerantes, estrangulamentos, cotoveladas, joelhadas e imobilizações do oponente, bem como a defesa contra esses ataques. Embora as técnicas do jujutsu fossem conhecidas desde os tempos mais primitivos, até a última metade do século XVI, o jujutsu não era praticado nem ensinado sistematicamente. Durante o período Edo (1603-1868) transformou-se numa arte complexa, ensinada por mestres de numerosas escolas. 

http://www.cbj.com.br/novo/587737_judo_pequim_230_299.jpghttp://www.portalbarueri.com/wp-content/uploads/2010/06/judo1.jpg

Na minha juventude estudei o jujutsu com muitos mestres eminentes. O vasto conhecimento deles, fruto de muitos anos de pesquisa diligente e de ricas experiências, foi de grande valor para mim. Naquele tempo, cada indivíduo apresentava sua arte como uma coleção de técnicas e ninguém conseguia perceber o princípio diretivo fundamental que estava por trás do jujutsu. Quando eu encontrava diferenças no ensinamento das técnicas, freqüentemente, me via perdido e sem saber o que era correto. Isso me levou analisar um princípio básico no jujutsu, aplicado quando alguém ataca um oponente, bem como, quando ele o projeta. Após fazer um completo estudo do assunto, pude distinguir esse princípio, que entendi como sendo universal: fazer o uso mais eficiente da energia física e mental. 

http://bibliblogue.files.wordpress.com/2010/04/judo20catalog1_2-46593.jpg

Com esse princípio no pensamento, eu fiz revisão de todos os métodos de ataque e defesa que aprendi, retendo somente aqueles que estavam de acordo com o princípio. Os que não estavam de acordo eu rejeitei e, em seu lugar, substitui por outras técnicas em que o princípio era corretamente aplicado. O corpo de técnicas resultantes eu chamei de Judô que é aquele ensinado na Kodokan para diferenciar do seu antecessor. As palavras jujutsu e Judô são escritas com dois caracteres chineses, cada uma. O ju em ambas é o mesmo e significa “suavidade” ou “via de ceder”. O significado de jutsu é “arte, prática”. Do significa “princípio ou caminho”, entendendo o conceito de caminho como sendo a própria vida. Jujutsu pode ser traduzido como “arte suave” e com a implicação de ter significado final, unicamente, de vencer o oponente. Judo é interpretado como o “caminho da suavidade”. Como poderemos ver no próximo capítulo, Judo é mais que uma arte de ataque e defesa, é um estilo de vida. Kodokan significa, literalmente, “escola para estudar o caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário