Natação

quarta-feira, 9 de março de 2011
Natação 

Um esporte completo: assim é vista a natação, uma atividade que trabalha todo o conjunto muscular do nadador sem os impactos específicos que podem lesar as articulações – o que é bastante comum em outros exercícios físicos. Além disto, estimula as atividades cardíacas e respiratórias e é recomendada para qualquer idade.
http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2008/07/20080721214333_natacao.jpg

Para quem gosta de competir, a natação exige treinamento e um bom preparo físico. Porém, pode ser utilizada para outros fins, como na terapia de reabilitação, recuperando o indivíduo de atrofias musculares.
No Brasil, a natação é um esporte que se destaca nas provas internacionais como as Olimpíadas, os jogos Pan-Americanos e competições sul-americanas. As Paraolimpíadas de Sydney, em 2000, não só despertaram a atenção para o ótimo desempenho dos nossos competidores, como renderam ao Brasil sua primeira medalha de ouro neste tipo de competição.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT--_p9hD7XzofXdt31yFN8skjREnI1q7mlghwpAvxgSJziCmBYqQ

Nadando desde a Grécia Antiga

Na Grécia antiga, a natação era um esporte muito valorizado. O filósofo Platão já dizia que quem não sabia nadar não era educado. Em Roma, quem não nadava também não era visto com bons olhos, e o esporte era incluído no treinamento dos soldados do império.
Porém, a história da natação dá um salto (ou seria uma boa braçada?) a partir do século XIX, em Londres, quando as primeiras provas começaram a ser realizadas. A partir daí, competidores internacionais passaram a participar, com destaque para os norte-americanos, que ganhavam todas.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSaGXjMhBb8pZNBDXhKD2LoZi5K4vKcpQMwIZZZQcjmKwf24nN-

Também foram criados novos estilos, e os antigos se aprimoraram. Inclusive, o nado "crawl" começou a ser elaborado nessa época. Para quem não sabe, o estilo "crawl" é aquele em que os braços são elevados para a frente, alternadamente. Curiosamente, foram os nativos da América do Sul que inspiraram o inglês Arthur Trudgen a aperfeiçoar o estilo, em 1893.
Também foram os indígenas, desta vez australianos, que mudaram o movimento das pernas. Em vez de horizontais, passaram a ser verticais em relação à água, nascendo assim o estilo "crawl australiano". Uma versão americana foi criada em seguida, e o nado "crawl" (também conhecido como "nado livre") faz parte das competições até hoje.

http://www.cpb.org.br/comunicacao/fotos/circuito-loterias-caixa-2007/Circuito%20Loterias%20Caixa%20-%20Natacao%20feminino.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário